17.07.2018
Ana Karine conta tudo sobre a campanha EAC. Não perca ótima entrevista na TV, clique no link! E junho é o mês da Paciência. Nesse fim de semana, retiro em Serra negra, SP. Saiba tudo pela nossa fanpage no facebook:)
leia mais >>Quem de nós não vivenciou recentemente alguma cena marcada pelo estresse, pela imposição de poder, indiferença ou ausência de respeito? Podemos ter sido vítimas, espectadores ou protagonistas. Em qualquer posição, o resultado é a perda da estabilidade, o predomínio das emoções grosseiras e o impulso para ações mais agressivas, seja pela linguagem, voz ou movimento. A energia gerada nessas dinâmicas é imensa, mas sempre com alto de risco de perdas ou de não benefícios para si e para o outro. Isso não parece um grande desperdício?
A campanha Escolha a Calma é um convite a empregarmos melhor essa energia, pela prática da vontade, decisão e ação. Escolha a Calma é uma proposta de atitude: entender o contexto, observar-se e optar pela intervenção mais cuidadosa e conciliadora possível. Exorta ainda que calma não é sinônimo de passividade, como muitos acreditam. Calma é uma escolha. Uma competência que pode ser desenvolvida.
Sabemos como é bom receber um sorriso espontâneo, um bom-dia sincero, um tratamento digno. É disso que se trata. Optarmos pela gentileza, a tolerância, o perdão, com a consciência de que isto é condição para o entendimento e a colaboração. Nos sentimos mais seguros e felizes, quando somos responsáveis e generosos. Tudo isso é calma. Tudo isso é paz. E é possível.
Esta iniciativa só faz aumentar minha admiração e respeito pela Brahma Kumaris. Sou amiga da BK desde 2000 e reconheço este, como apenas mais um de seus muitos e preciosos serviços pela humanidade. É a BK colocando seus valores em prática. Mais uma vez. Desejo que esta ação toque, carinhosamente, o coração e a mente de muitas pessoas, para elas e todos nós, possamos viver melhor.
Vânia Bueno
Vânia Bueno é jornalista com pós-graduação em comunicação empresarial e mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Case Western Reserve (Cleveland/EUA). Consultora com formação na Limberg University and Katholeike University of Leuven/Bélgica e Ashridge Management College – Berkhamsted/Inglaterra. Possui certificação em Investigação Apreciativa e Inteligência Emocional pela Weatherhead School of Management – Cleveland/EUA. É também certificada em Pensamento Sistêmico pela Holon/Brasil e Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena. Participou de diversos cursos de formação voltadas ao desenvolvimento humano em entidades como Brahma Kumaris/Índia e Findhorn Foundation/Escócia. Foi membro da comitiva brasileira na COP 15, COP 16 e COP 17. É voluntária na Comissão de Estudos em Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. É sócia-fundadora da Anima Comunicação e Desenvolvimento, empresa que durante 20 anos atuou no mercado de comunicação desenvolvendo projetos de planejamento estratégico, comunicação interna, marcas, conteúdos, relações com a mídia e eventos para empresas de diversos setores. Nos últimos sete anos dedica-se ao estudo e prática de metodologias de Desenvolvimento Organizacional, com abordagem sistêmica e apreciativa e foco na sustentabilidade.